A minha empresa foi declarada insolvente – II

A

O seu advogado já deve ter explicado o que significa a insolvência, como se processa e outras informações de carácter técnico. Embora já não possa gerir ou decidir sobre o património, é vital estar atento a tudo o que diz respeito à sua empresa e respectivo processo de insolvência.

Posso dar um exemplo real de um fornecedor (não estou a afirmar que foi intencional) que reclamou um valor sem considerar os últimos pagamentos e a devolução de material, duplicando assim o valor da dívida. Passou de três dígitos para quatro… Pensa que o advogado ou contabilista detetaram isto? Não, foi o empresário…

Conhece alguém que gostaria de comprar a sua empresa? O recheio? O registo da sua marca ou logótipo? Qualquer coisa? Então fale com o seu advogado sobre a melhor forma de pôr potenciais interessados em contacto com o Administrador de Insolvência, e o mais depressa possível. Quanto mais obtiver pelo património da empresa, menos dívidas ficam por pagar. A situação mais comum é que tudo será colocado em leilão, podendo os valores de venda serem surpreendentemente baixos…

Existem outros aspectos que não deve descurar. Vá mantendo o contacto com o seu contabilista, fornecedores com quem tem relação de amizade, colegas de profissão, pois o mais importante é que não se isole. Comece a fazer um curriculum vitae, pode facilmente pesquisar exemplos na internet. Crie uma agenda para apontar as diferentes fases da insolvência, reuniões e conteúdo das mesmas, questões da empresa que poderão ter de ser clarificadas com o Administrador de Insolvência, ideias sobre o futuro, etc. São algumas sugestões, tenho a certeza que pensar uns minutos, arranja mais.

Volto a repetir, não se isole e seja ativo no processo de insolvência.

Sobre o autor

Maria Machado
Maria Machado

Autora e criadora do ‘blog’ outraopiniao.com, criou este ‘blog’ onde oferece outra opinião de empresário para empresário sobre vários temas, sem palavreado técnico e baseada na sua própria experiência.

Maria Machado Por Maria Machado

Maria Machado

Maria Machado

Autora e criadora do ‘blog’ outraopiniao.com, criou este ‘blog’ onde oferece outra opinião de empresário para empresário sobre vários temas, sem palavreado técnico e baseada na sua própria experiência.

Subscrever o Blog

Entre em contacto

Para um contacto rápido, use uma das redes sociais da sua preferência, ou se preferir, envie uma mensagem através do formulário "contactos". Até já!