Plano de sucessão

P

É uma obrigação de qualquer empresário pensar como será a sua sucessão quando não puder estar presente. Poucas pessoas gostam de pensar num futuro em que não estão por cá, seja por motivo de reforma, doença ou falecimento.

Não tenha medo da pergunta "e depois de mim"? Receie a falta de resposta.

Em Espanha existem há muitos anos programas de apoio financeiro para pequenos negócios familiares poderem contratar empresas de consultoria especializadas nestas questões complexas e que envolvem tantas emoções. Quando a estratégia de sucessão não está definida, muitas empresas não sobrevivem, mesmo com uma posição sólida no mercado. Perdem-se empregos, riqueza, conhecimento e, quantas vezes, relações familiares cordiais. Todos nós conhecemos pelo menos um caso de uma empresa que acabou por fechar quando o líder desapareceu.

Cada empresa é um caso, com as suas particularidades, mas há questões comuns por onde pode começar a pensar neste assunto:

  • É o único dono e gerente? Neste caso, alguém vai herdar uma empresa. Será que é algo que desejam ou será um problema?
  • No caso de haver outro(s) dono(s) ou gerente(s), serão capazes de continuar o seu trabalho? Nas empresas de maior dimensão há já procedimentos automáticos, uma divisão conhecida de tarefas. Nas empresas mais pequenas, na maioria das vezes, está tudo “arquivado” no cérebro dos gerentes.
  • Muitas empresas familiares têm já duas ou três gerações a trabalhar em simultâneo, por vezes marido, mulher, filhos, sobrinhos… Já parou para pensar quem vai ser o futuro líder da empresa? Ou acha possível ter três ou quatro líderes?

Existe muita literatura (embora um pouco académica), caso queira informar-se mais profundamente sobre este tema. Fale com a sua família, com os seus sócios, com o seu advogado… O importante é começar.

Sobre o autor

Maria Machado
Maria Machado

Autora e criadora do ‘blog’ outraopiniao.com, criou este ‘blog’ onde oferece outra opinião de empresário para empresário sobre vários temas, sem palavreado técnico e baseada na sua própria experiência.

Maria Machado Por Maria Machado

Maria Machado

Maria Machado

Autora e criadora do ‘blog’ outraopiniao.com, criou este ‘blog’ onde oferece outra opinião de empresário para empresário sobre vários temas, sem palavreado técnico e baseada na sua própria experiência.

Subscrever o Blog

Entre em contacto

Para um contacto rápido, use uma das redes sociais da sua preferência, ou se preferir, envie uma mensagem através do formulário "contactos". Até já!