O “milagre” dos incentivos e apoios

O

Já falei com muitos empresários e futuros empresários sobre o “milagre” dos incentivos e apoios. Não precisei da minha experiência de trabalho no IAPMEI para os alertar do enorme perigo de acreditarem que são fundos milagrosos, rápidos e com zero custo para a empresa.

Actualmente existem várias medidas para combater o impacto da pandemia, sendo uma situação excepcional e com esse mesmo objectivo: fazer com que as empresas possam ultrapassar esta fase. Não retiro mérito a estas acções que podem ser o único meio de impedir o fecho de centenas de negócios.

Numa situação normal, as empresas não podem depender de incentivos ou apoios para sobreviverem ou lançarem projectos. Da mesma forma, não podem esperar por este dinheiro para iniciarem uma actividade. De uma forma geral, procurei sempre fazer algumas perguntas simples para ajudar o processo de decisão:

  • Não é um processo de dias, nem de poucas semanas. O projecto pode ficar em espera?
  • Se não obtiver a quantia que espera, o projecto é viável? Ou seja, a empresa só pode avançar com o incentivo?
  • Se o projecto for aprovado, mas a entrega das parcelas de incentivo sofrerem atrasos, pode suportar com a tesouraria da empresa sem falhar outros compromissos?
  • A que tipo de incentivo vai recorrer? Uma grande maioria não é a fundo perdido e terá de devolver o dinheiro na totalidade, se não cumprir os objectivos.
  • Já pesquisou o incentivo ou apoio a que se candidata? Alguns têm exigências específicas logo tem de verificar se a empresa tem condições de cumprir.

A partir destas perguntas, podem surgir outras adequadas às especificidades de cada negócio e de cada tipo de incentivo ou apoio. O site do IAPMEI www.iapmei.pt dispõe de toda a informação sobre este tema e pode inclusivamente entrar em contacto para esclarecer dúvidas ou solicitar atendimento presencial. É gratuito e, tentando ser imparcial, tem excelentes profissionais dispostos a ajudar.

Sobre o autor

Maria Machado
Maria Machado

Autora e criadora do ‘blog’ outraopiniao.com, criou este ‘blog’ onde oferece outra opinião de empresário para empresário sobre vários temas, sem palavreado técnico e baseada na sua própria experiência.

Maria Machado Por Maria Machado

Maria Machado

Maria Machado

Autora e criadora do ‘blog’ outraopiniao.com, criou este ‘blog’ onde oferece outra opinião de empresário para empresário sobre vários temas, sem palavreado técnico e baseada na sua própria experiência.

Subscrever o Blog

Entre em contacto

Para um contacto rápido, use uma das redes sociais da sua preferência, ou se preferir, envie uma mensagem através do formulário "contactos". Até já!