Que sorte! Tive uma inspeção da act!

Q

Sim, sorte mesmo. Em todas as empresas que colaborei e que tiveram uma inspeção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), correu sempre tudo muito bem. Foram 4 inspeções ao todo e com toda a certeza que o facto dessas empresas trabalharem com toda a legalidade e ética, ajudou.

Na primeira fez, confesso que estava muito apreensiva a antecipar cenários muito pessimistas. O meu primeiro instinto foi reclamar e manda-los “chatear” quem merece, mas é óbvio que não o fiz. Procurei usar a mesma cortesia e profissionalismo com que quero ser tratada no desempenho das minhas funções. É certo que existia um esforço permanente, mas mesmo assim não há muitas pequenas empresas que conseguem ter tudo a 100%. Seja por falta de conhecimento ou por falta de tempo, por vezes cometem-se erros.

Os inspetores e inspetoras da ACT com quem trabalhei, tinham sempre uma postura de pedagogia. Explicavam o que estava errado, porquê e como corrigir. Mais ainda quando se apercebiam do esforço e boa vontade das empresas, pois estavam sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e não se poupavam no esforço de ajudar. Nunca passaram sequer uma coima, ainda que existissem falhas. Apenas queriam ver as devidas correções.

Depois da primeira inspeção, passei a considerar estas inspeções como consultorias gratuitas. Resultavam sempre em melhorias ou em correções muito válidas.

Sobre o autor

Avatar Por admin

Maria Machado

Maria Machado

Autora e criadora do ‘blog’ outraopiniao.com, criou este ‘blog’ onde oferece outra opinião de empresário para empresário sobre vários temas, sem palavreado técnico e baseada na sua própria experiência.

Subscrever o Blog

Entre em contacto

Para um contacto rápido, use uma das redes sociais da sua preferência, ou se preferir, envie uma mensagem através do formulário "contactos". Até já!