E depois deste caos?

E

Estes tempos são de uma incerteza nunca experimentada. Poucos negócios escapam a esta pandemia. O desespero é mau conselheiro, a responsabilidade de pagar salários é esmagadora e o acumular de contas para pagar não ajuda nada.

Sempre que possível peço que façam estas perguntas e respondam com o maior rigor e isenção:

  • Que dívidas já tenho? (Atenção às dívidas ao estado!)
  • Com uma possível retoma em Março (?), o meu negócio ainda é viável?
  • Se injetar capital, quanto tempo ainda se aguenta o meu negócio, com estes níveis de vendas?

São perguntas muito simples, mas que podem ajudar a traçar um rumo. Manter o negócio ou fechar são ambas decisões válidas, desde que tomadas com toda a clareza. O maior problema é ficar preso a este momento de caos total, lutando para sobreviver. E depois do caos?

É mais fácil escolher uma empresa de consultoria para fazer o levantamento da sua situação e auxiliar na criação de um estratégia. Ou de um encerramento. No entanto, pode já nem haver tesouraria suficiente pata tais custos… Não desanime, pode fazê-lo com dados fornecidos pelo seu gabinete de contabilidade. A condição essencial é mentalizar-se que tem de olhar para os números com frieza. Não é altura para tomar decisões emocionais, um empresário tem de “fazer das tripas coração”, mas apenas para manter o sangue-frio.

Não há termo de comparação nem experiência anterior. Apenas o instinto de cada empresário e as pessoas com quem se pode aconselhar ou trocar ideias. Lembre-se, há vida depois deste caos, com ou sem empresa. Pense, analise e seja muito frio. Como se estivesse a analisar o negócio do vizinho…

Sobre o autor

Avatar Por admin

Maria Machado

Maria Machado

Autora e criadora do ‘blog’ outraopiniao.com, criou este ‘blog’ onde oferece outra opinião de empresário para empresário sobre vários temas, sem palavreado técnico e baseada na sua própria experiência.

Subscrever o Blog

Entre em contacto

Para um contacto rápido, use uma das redes sociais da sua preferência, ou se preferir, envie uma mensagem através do formulário "contactos". Até já!